quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Seguro Desemprego

Publicado por: Unknown
Graças a grandes reivindicações feitas por milhares de trabalhadores, atualmente temos direito a certos benefícios que nos ajudam e muito . Hoje temos férias remuneradas, 13º salário, auxílio maternidade, licença para as grávidas, fundo de garantia e ainda o Seguro Desemprego. Infelizmente muitos trabalhadores ainda não conhecem esse benefício tão importante. O Seguro Desemprego é um benefício temporário para trabalhadores de carteira assinada que foram mandados embora sem justa causa. Vale lembrar que os trabalhados que pediram a conta ou que foram mandados embora por justa causa não recebem esse benefício.
As parcelas a serem pagas para o trabalhador dependem do tempo de trabalho e do seu salário. O máximo de parcelas que são oferecidas as desempregados com direito a esse benefício são de seis parcelas e o mínimo de três parcelas. Para quem possui 6 meses de carteira assinada, e não foi mandado embora por justa causa ou pediu a conta tem o direito de receber 3 parcelas do seguro desemprego, já para quem tem mais de um ano de trabalho com a carteira assinada e foi mandado embora sem justa causa e não tenha pedido a conta tem o direito de receber 6 parcelas.
O valor das parcelas são calculadas a partir da média dos últimos três salários. E para  pescadores artesanais, empregados domésticos e os trabalhadores resgatados, o valor das parcelas é um salário mínimo. Veja abaixo a tabela com os prazos para você recorrer ao seguro desemprego:
Trabalhador Formal – do 7º ao 120º dia, contados na data de dispensa
Bolsa Qualificação – Durante a Suspensão do Contrato de trabalho
Empregado Doméstico – do 7º ao 90º dia, contados na data de dispensa
Pescador Artesanal – durante o defeso, em até 120 dias do inicio da proibição
Trabalhador resgatado – até o 90º dia, a contar da data do resgate.
Para retirar o seu benefício você deverá fazer o cartão do cidadão que pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que o cartão é gratuito. Para mais informações acesse o site:www.caixa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário