sábado, 23 de outubro de 2010

Como limpar CD's e DVD's

Publicado por: eduardo goldberg
Com o passar do tempo é inevitável que DVD's e CD's fiquem sujos, principalmente se
alguém menos cuidadoso manusear os discos.

CD's são menos sensíveis, pois a "densidade" de informação gravada na superfície não é muito grande.

No caso dos DVD's, muitas vezes uma poeirinha ou uma impressão digital podem causar erros de leitura.

Vamos ao método resumido em três passos muito simples:

1. Com o disco ainda seco, espalhe generosamente detergente neutro na superfície de leitura do disco. Com as mãos limpas, utilize o dedo indicador para espalhar o detergente. Uma camada relativamente grossa e viscosa se forma, sem formar espuma.

2. Numa torneira de água quente (normalmente presente nas cozinhas) ou na mangueira do chuveiro, regule a temperatura a tal ponto em que você mal consegue suportar o calor da água em suas mãos. Regule a temperatura para deixar a água um pouco mais fria, obviamente para evitar queimaduras.

3. Coloque a superfície de leitura do disco sob a água corrente. Faça isso com o disco inclinado cerca de 45 graus, deixando a água cair na metade inferior do disco. A água quente retira o detergente e a sujeira, e conforme você vira o disco, percebe que a superfície continua SECA. No máximo algumas pequenas gotas d'água ficarão nas bordas do disco. Como normalmente as bordas não possuem informação gravada, é só deixar secar por algum tempo e pronto. Caso contrário, utilize um pano macio para secar as pequenas gotas.

Obs: Se a superfície insistir em permanecer molhada, ou ainda se apresenta suja, você pode ter aplicado detergente em quantia inferior a necessária ou a água não estava suficientemente quente.

Caso não consiga o dvd ou cd sem pingos d'água, a melhor maneira para secar a midia é pegar 2 ou 3 folhas de papel-toalha ou guardanapo, abri-las e estende-las sobre a mesa. colocar a midia (com a superficie de leitura virada para baixo) sobre o papel, e pressionar levemente a midia sobre o papel. o papel absorve os pingos d'água sem causar nenhum risco sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário