terça-feira, 13 de abril de 2010

Como Tirar Manchas da Roupa e Tecidos

Publicado por: eduardo goldberg

Manchou a roupa? O que fazer para tirá-las? Alguns tipos de manchas podem ser difíceis de serem removidas da roupa, lençol e tecidos em geral, apenas no processo de lavagem normal, mas existem várias dicas que podem remover as manchas mais difíceis. Existem produtos no mercado que prometem remover muitas manchas mas às vezes não compensa comprar um frasco inteiro só para remover uma mancha. Veja a seguir algumas dicas para remover manchas da roupa.

Mancha de Sangue
Para remover manchas de sangue, um produto caseiro eficaz é a água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Basta aplicar um pouco sobre a mancha e ela desaparecerá em poucos segundos.

Ferrugem
Para tirar manchas de ferrugem da roupa, um truque infalível é usar suco de limão. Corte um limão ao meio e esprema o suco sobre a mancha. Pode ser necessário repetir o processo mais vezes. Após retirada a mancha, lave a roupa normalmente.

Óleo e gordura
Para retirar marcas de óleo e gordura da roupa, utilize um pouco de detergente sobre a mancha e esfreque o local com uma escova. Se o tecido permitir, você pode usar água quente com detergente.
Mofo
A dica para remover manchas de mofo nos tecidos (toalha, lençol, roupa, etc) é lavar a peça com água quente. Para obter um melhor resultado, você pode lavar a roupa com água quente e adicionar 2 xícaras de vinagre branco (tem que ser o branco para não manchar) no ciclo da máquina. Deixe secar ao sol ou utilize secadora. Certifique-se que o tecido suporta lavagem com água quente antes de tentar esse método.

Tintas (de outras roupas)
Para remover manchas de tintas, laquê de cabelo (spray para cabelo) pode funcionar. Aplique o spray para cabelos na mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois prossiga com a lavagem normal.

Possui outras dicas para remover manchas difíceis? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário